FOTÓGRAFO

Marcos Campos, é morador de São José/SC, formado em Publicidade e Propaganda, atua como fotógrafo em Santa Catarina há mais de 15 anos.

Atualmente suas lentes apontam para diversos assuntos com foco na fotografia corporativa, trabalhos em estúdio e áreas de marketing no estado. Também é colaborador da agência de notícias Gazeta Press(Brasil) e no exterior agência Barcroft Media(Londres). Produz fotografias para os bancos de imagens Adobe Stock e Storyblocks. E é artista representado pelas galerias UrbanArts(Brasil) e Curioos(NY).

Em meados de 2007 iniciou experimentações na fotografia Pinhole por meio de câmeras artesanais onde depois de pesquisar as diversas possibilidades que a técnica pode proporcionar resolveu investir o olhar na Pinhole como norte para um trabalho autoral, inclusive editando uma publicação voltada exclusivamente para o tema, a Revista Foto Inversa que editou bimensalmente e digitalmente durante um ano com edições disponíveis gratuitamente online(aqui).


Prêmios:

2009 Menção honrosa no II Concurso Nacional de Fotografia – Consigo a Melhor Imagem. Categoria: Fotojornalismo.
2015 Seleção para catálogo – 4th International Exhibition of Photography PHOTO EMOTION University Photo-Cinema Club Banjaluka / Bósnea e Herzegovina. – Fotografia: “Alto Reflexo” Série: Blocos, Reflexos e Reflexões.
2017 Seleção para exposição de astrofotografias no concurso Olhe para o Céu – Planetário da Gávea – Rio de Janeiro.
2018 Seleção para catálogo – 1st Biennal of Art Photography Master Of Light – Sérvia – Fotografia: “Frio no Trapiche” – Categoria Monocromática.
2018 Medalha de bronze – 1st Biennal of Art Photography Master Of Light – Sérvia – Fotografia: “Fui ao mar” – Categoria Cor.

Exposições:

07/2005 Participação na exposição coletiva “Mostra Fotográfica Integre-se” durante a semana de comunicação da Faculdade IES em São José/SC.
07/2006 Exposição individual “Mostra Fotográfica Integre-se” durante a semana de comunicação da Faculdade IES em São José/SC.
03 e 11/2008 Participação nas exposições coletivas “II e III Varal Fotográfico de Belo Horizonte” com fotografias Pinholes em Belo Horizonte/MG.
05/2009 Participação na exposição coletiva “I Mostra Internacional de Fotografia Pinhole” em Florianópolis/SC.
06/2009 Participação na exposição coletiva “IV Varal Fotográfico de Belo Horizonte” com fotografias Pinholes em Belo Horizonte/MG.
08/2009 Participação na exposição dos vencedores do II Concurso Nacional de Fotografia Consigo a Melhor Imagem – em São Paulo/SP.
08/2010 Exposição individual “Transformação – Um Passeio Pelo Buraco da Agulha” em São José/SC.
01/2017 Participação na exposição de astrofotografias selecionadas no concurso Olhe para o Céu – no Planetário da Gávea/RJ.
05/2017 Participação na exposição coletiva Pinhole “Varal da Trajano” em Florianópolis/SC.
09/2017 Participação na 1º Mostra Coletiva de Cerâmica Contemporânea, com o projeto Oco de Luz – O Retrato artesanal do Oleiro de São José, em Pelotas/RS.
11/2017 Exposição individual “Oco de Luz – O retrato artesanal do oleiro de São José” em São José/SC

“É na fotografia que me realizo, me expresso, me questiono e interpreto o tempo… o observo, aprendo e ensino. Sou um observador, um admirador deste que não podemos parar, somente registrar. O tempo.”

Livros:

2009 Participação no livro The Pinhole Camera – A Practical How-to Book For Making Pinhole Cameras And Images. Autor: Brian J. Krummel. – Pittsburgh, PA.
2010 Participação no livro The Hole New World – Perspective: Goa International Pinhole Photography Contest 2010. Goa Center of Alternative Photography. – Goa, Índia.
2017 Autor do romance “Quando amizade, destino e lembranças se encontram”, Editora 42, São Paulo, ISBN 978-85-68077-27-6.